Search
  • Lennon Kitaro

Recuperar arquivos de partição GPT.

Com o intuito de ajudar aos técnicos que precisem recuperar os arquivos de algum HD que esteja com a partição em GPT, decidimos fazer esse pequeno tutorial com fotos. Geralmente esse tipo de recuperação se faz necessário quando Windows 8.1/10 está corrompido, impossibilitando assim o acesso aos arquivos via Windows. Na nossa empresa utilizamos o Mini Xp, que vem com o Hirens Boot, para ter acesso aos arquivos do usuário, mas como a partição está em GPT o Mini Xp não consegue reconhecer o HD corretamente. O hd aparece como se não estivesse particionado como está claro na foto:

Como podem ver o Disk 0 não está alocado. O hd de 1tb que aparece é o que utilizamos para fazer backup dos clientes e armazenar programas.

  1. O primeiro passo será baixar o Tesk Disk (programa que utilizaremos).

http://www.cgsecurity.org/wiki/TestDisk_PT

2 – Abra a pasta do test disk e clique no testdisk_win.exe

Abrirá uma tela como a do DOS.

3 – Selecione a opção Create e dê Enter.

4 – Selecione corretamente o HD que será feita a recuperação (no nosso caso será o HD de 500gb) e dê Enter.

5 – Automaticamente a opção EFI GPT estará selecionada, basta apertar Enter novamente. Caso a recuperação fosse em um HD com partição normal deveríamos selecionar “Intel”.

6 – Na tela seguinte selecionaremos a opção “Advanced” e daremos Enter.

7 – Na próxima tela tenha bastante atenção, selecione a parte que estiver escrita “P MS Data [Basic data partition], com as setas selecione a opção [List] e dê enter. Note que aparecem duas linhas com o mesmo nome, indicando que o HD estava particionado, deveremos depois de realizar o backup da primeira, regressar para essa tela e verificar a segunda partição.

Como eu já havia verificado a primeira partição e não encontrei arquivos, fui diretamente para a segunda, onde no final está escrito [Arquivos]. Por isso é sempre bom nomear as partições, tanto o C: como o D: depois de formatar uma máquina. Normalmente faço assim, C:OSDisk e D:Arquivos, isso facilita a identificação posterior das partições por algum programa.

8- Pronto, agora que já estamos visualizando os arquivos que devem ser recuperados, devemos nos prepara para a melhor parte, a cópia dos arquivos. Por default os arquivos serão salvos na mesma pasta do Test Disk (acredito que seja possível mudar a pasta, mas não tive paciência de tentar isso).

9 – Selecione a pasta/arquivo desejada e aperte a letra “C”. Aparecerá a seguinte tela para que se selecione o destino da cópia, aperte “C” novamente para confirmar que o local de destino está correto.

10 – Agora os arquivos estão sendo copiados, a mensagem em vermelho pede para que você espere.

11- Pronto, agora o arquivo já está dentro da pasta do Tesk disk. A mensagem “Copy done” em verde indica que o processo terminou e podemos seguir copiando as próximas pastas.

14 – Podemos verificar a pasta que fizemos backup dentro da pasta do test disk. Após salvar todos os arquivos devemos abrir o CMD do Windows e limpar a partição GPT do HD, mas isso será em outro tutorial.

Dica: para voltar para a tela anterior do test disk, basta apertar a letra “Q” que funciona como um Backspace.

Desenvolvido por: Lennon Kitaro – Sanki Computadores

Em: 20/06/2016

1,847 views0 comments